Relação água/chapa/suporte
O maior problema no processo de impressão offset é o controle entre a água e a tinta. A água é fundamental no processo offset, assim como seu controle. A quantidade da água esta relacionada à quantidade de sais e metais nela dissolvidos, implicando em inúmeros problemas físicos e químicos, comprometendo todo o processo de impressão. O pH, tensão superficial e condutividade, assumem o papel determinante no controle da solução de molha, além da inter-relação água/tinta/suporte e reações quimicas como sais, ácidos, bases e metais.
O processo de impressão offset é realizado através de emulsificação, que é necessário pois permite que a tinta absorva pequena quantidade de água, sendo o minimo de 10% eo máximo de 20% o emulsionamento.
A água exerce a função de lubrificante, evitando que os rolos patinem entre si, prevenindo possíveis problemas de distribuição e desgaste na chapa. A agitação nos rolos entintadores da máquina, diminui o tack da tinta e aumenta a viscosidade, reduzindo o fluxo das tintas na rolaria.
A solução de molha no sistema offset, deve-se manter controlada, para evitar problema no controle da impressão como: desequilibrio entre água e tinta, velatura e emulsionamento.
pH
Na indústria gráfica é comum o termo pH (potencial de hidrogênio), o qual é aplicado na impressão offset para o controle da acidez e alcalinidade da água. O controle do pH é realizado através de uma fita (Tornassol ou medidor universal) ou equipamento eletrônico chamado pHmêtro. Mede-se o pH de uma solução pelo quantidade de íons de hidrogênio que ela contém, onde uma solução com grande concentração de íons (H+) é mais ácida que uma solução que contém menor concentração de hidrogênio ionizado.
A medida do pH é expressa em uma escala, que vai de 0 a 14.
Escala de pH
Cada número inteiro de pH representa 10x mais que o próximo número. No processo offset, o ideal é manter a faixa do pH entre 4,5 e 5,5 (levemente ácido).
Nas impressoras offset rotativa sem forno o ideal é trabalhar com o pH entre 9 e 10 para acelerar o processo de secagem das tintas.
Em soluções ácidas: para que uma solução seja ácida, deve conter hidrogênio. Quando esta substância é dissolvida na água, o hidrogênio se separa dos outros elementos. A separação dos átomos em uma solução é denominada de ionização e os átomos desligados íons. Todos os ácidos são constituídos de hidrogênio, variando a concentração, em função da ionização dos seus átomos. São considerados ácidos fortes: sulfúrico, nítrico e clorídrico (possuem grande capacidade de ionização). Ácidos fracos: bórico e acético (pequena capacidade de ceder íons).
Em soluções alcalinas: para que uma solução seja alcalina (básica), deve ter o grupo hidroxila em sua composição molecular (OH-), devendo ionizar em solução. A água teoricamente pura tem o pH 7 (neutro), pois os ions quando se apresentam na mesma quantidade eles se neutralizam. São consideradas bases fortes: soda e a potassa cáustica e o amoniaco sendo uma base fraca. Quando ocorrem reações de ácidos com bases, originam-se os sais. Quando estes reagem com a água produzem íons H+ (positivo) ou H- (negativo) o que, consequentemente, resultará em uma solução ácida ou básica (alcalina), dependendo esta, da predominância dos íons.
O não controle do pH no processo offset pode provocar os seguintes problemas na impressão:
Solução muito ácida:
- Desgaste precoce da chapa (matriz)
- Velatura
- Retardamento da secagem da tinta
- Perda do brilho (impresso)
- Corrosão da superfícies da chapa
- Elevação da tensão superficial da água
- Corrosão do equipamento
- Desgaste precoce da chapa (matriz)
- Velatura
- Emulsionamento
- Engrossamento de ponto (ganho de ponto)
- Mudança da cor (algumas tintas)
- Provoca cheiro (embalagens)
Em solução ácida: Em solução alcalina
Hcl-H+ +Cl- NaOH-Na+ +OH-
Formação da água = H2O (OH+ - OH-)
Solução de fonte
A solução molhadora tem por finalidade estabilizar o pH, diminuir a tensão superficial e melhorar a condutância da água, permitindo manter as caracteristicas de molhagem nas áreas de contra-grafisco, com uma quantidade de tinta necessária para a impressão.
As soluções de fonte contém ingredientes básicos na composição:
- Água: a solução de molhagem é preparada a partir da água
- Ácidos: tem a função de reduzir o pH, mantendo a área de grafismo sensível a tinta, e a área de contra-grafismo sensível a água. Provoca o aumento da condutividade e da tensão superficial
- Agentes molhadores: quebra a tensão superficial da água
- Condicionadores: para minimizar a ação dos ácidos sobre o alumínio e o anodizado, aumentando a vida útil das chapas e possibilitando uma melhor qualidade de impressão
- Bactericidas: tem a função de impedir a formação de fungos e bacterias
- Goma arábica: vem sendo usada em alguns concentrados de fonte para ajudar a manter as áreas de contra-grafismo protegidas de ataques químicos durante as paradas da máquina
- Álcool: utilizado para quebrar a tensão superficial da água, o indicado é o álcool isopropílico (isopropanol). Existem no mercado gráfico algumas soluções que contém álcool na sua formação
Condutividade
É a capacidade de uma solução aquosa conduzir correntes elétricas. São pequenas partículas carregadas eletricamente de íons, conduzidas através da solução. O aumento da condutividade na solução molhadora esta diretamente ligada a concentração da mesma, pois quanto maior a porcentagem de solução de fonte maior será a condutividade. Unidade de medida da condutividade é micromhos. Através do acerto da condutividade temos um melhor resultado no processo.
OBS: Não deixe de controlar o pH, para evitar problemas de impressão.
ba valeu esse saite é muito bom parabéns
ResponderExcluirfasso senai curso de impressor offset cx do sul,ba muito legal valeu pelo saite parabéns
ResponderExcluirValeu pelas as informações, muito fera seu blog!
ResponderExcluirsou impressor, atualmente trabalho numa Adast 525, suas inf. Aqui são muito uteis, Wlw Brother!
muito bom seu blog. ja sou imoressor a 12 anos mas nao me canso de aprender...
ResponderExcluirAtualmente trabalho em um Heidelberg Speedmaster CD 102 5cores + L
Valeu e sucesso pra vc...
BOA NOITE, OBG PELAS AS INFORMACOES,
ResponderExcluirPOREM TENHO UMA DUVIDA: TENHO UMA SOLNA 125 E QUE ESTA ME DANDO CONSTANTE PROBLEMA DE VELATURA. ESTAVA USANDO SOLUCAO DE FONTE E DEPOIS PASSEI PARA O RC 661 MAS NADA DEU JEITO, AGORA ESTOU EM UM PRODUTO DA SUMCHEMICAL MELHOROU MAS CONTINUA VELANDO UM POUCO. VC TEM ALGUMA OUTRA IDEIA DO QUE PODE SER??
DESDE JA GRATO
IGOR PACHECO
FORT. CE
Usa solução hubbergroup que para td isso
ExcluirPacheco, faça o teste com condutivímetro e phmêtro, com certeza vai resolver.
ResponderExcluirOnde está solução muito ácida e muito alcalina não seria ( com condutividade alta e baixa)?
ResponderExcluirPorque a solução de molha tem um efeito tampão que estabiliza o ph da água entre 4,5 e 5,5.
o brigado pela dica sou de manaus am trabalho numa impressora komori lithrone s40 6 cores. gostaria de saber qual é o minimo e o maximo recomendavel da condutividade e PH ?
ResponderExcluirEstou começando agora numa gto 52, estou tento problemas com o aparecimeto de faixas na impressão, vc pode me ajudar.
ResponderExcluirVerifique a regulagem dos rolos de tinta
Excluiralguem opera uma gto 52 pra me ajudar com informações
ResponderExcluirSim
ExcluirO
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de compartilhar com todos , um filtro que melhora a impressão ele elimina velaturas, pode diminuir o consumo de solução de fonte em 80% até 100% e o consumo de tinta diminuí de 2 a 5%, em impressoras rotativas o consumo de papel chega a 3% .
ResponderExcluircompartilhe comigo este Filtro para que Eu possa coloca-lo em pratica
ExcluirEu traba com uma komori gl 40 led uv algumas dicas obrigado
ResponderExcluirBoa tarde, sou impressor amais de 30anos, comecei em uma mult lite, fui pra uma solna momo, agora estou com uma Roland 200,já fiz troca de rolos das duas baterias, se precisar de algo, estou disponível.
ResponderExcluirSou do Piauí muito bom essas informações.
ResponderExcluir